Veja isso!!!

PASSOS PARA PLANTAR IGREJAS

Nosso objetivo com este artigo não é elaborar uma fórmula mágica para plantar igrejas mas oferecer algumas dicas importantíssimas (e provavelmente estaremos editando e acrescentando nesta página com certa frequência).

Talvez nem sempre as coisas aconteçam nesta ordem mas posso dizer que seriam prioridades inadiáveis, sem as quais a plantação de igrejas tem muita chance de ser frustrante e frustrada.

Antes de tudo é importante entendermos que plantação de igrejas não é um mandamento bíblico. Nosso comissionamento é fazer discípulos. Essa é a missão da igreja. Quem planta igrejas é o Espírito Santo enquanto estamos discipulando.

Por isso, em primeiro lugar, cada igreja local, independente do que possa vir a acontecer, deveria estar orando pelo menos um ou dois anos uma oração mais ou menos assim: "Onde o Senhor quer nos dirigir? Quem o Senhor vai capacitar? De que forma devemos começar? Quais pessoas devemos abordar? Quais recursos o Senhor quer nos enviar? Quando devemos iniciar? E nesta última oração eu afirmo que na verdade ao orar já estamos iniciando o processo, Deus já está indo na frente e preparando tudo do jeito dele. O que ele espera é que nós continuemos como cooperadores do que Ele está fazendo (1Coríntios 3.5-9).

Em segundo lugar, enquanto ora e recebe de Deus a visão pra plantar, leia, estude, informe-se, observe outros que já estão fazendo. 70% dos problemas que envolvem uma plantação de igrejas podemos resolver antes de começarmos de fato.  O SETIEL tem um curso pra ser feito a distância. E Editora Esperança publicou alguns dos melhores livros na área. Entre em contato conosco da SPI, podemos sugerir algum seminário ou retiro para a igreja local. Enfim, faça qualquer coisa pra aprimorar seu conhecimento nesta área.

Em terceiro lugar então é necessário escolher bem o plantador, ou equipe de plantação. Mesmo que plantação é uma tarefa da igreja como um todo, é necessário uma pessoa chave, capacitada e chamada por Deus pra isso. A grande chave de uma plantação de sucesso é a pessoa do plantador.

Quarto. Depois de terem a pessoa certa tenham em mente o princípio fundamental de qualquer plantação de igreja: "Relacionamentos e Discipulado". Mesmo que as coisas não tenham acontecido nesta ordem, enfatize muito, e muito mesmo este princípio. 
Se, por exemplo,  já há um grupo de pessoas se reunindo, e não puderam seguir os passos acima, tudo bem, mas olhe para este princípio fundamental. 
Se por algum motivo surgiu o chamado e possibilidade de fundar uma igreja, apegue-se incondicionalmente a este princípio. 
 Vai ser muito difícil reverter uma igreja estabelecida para o fundamento dos relacionamentos e discipulado se ela não fez isso desde o começo. 
Deixe-me explicar melhor isso e ser bem honesto com você, leitor.
- Não realize cultos,
- Não alugue uma sala, 
- Não pense em estrutura e ministérios
- Não crie uma "cara de igreja" para o grupo. 
Isso não é uma regra imutável, mas cremos e temos visto que priorizar encontros informais e locais domésticos e outros, sem a estrutura de cultos (louvor, avisos, oração, pregação) estaremos criando um fundamento sólido que falta nas igrejas: AMIZADE verdadeira. 
Faça discípulos, que é sua tarefa e Jesus edificará a igreja. O processo bíblico é: "leve as pessoas a Cristo (esta é tua tarefa) e Cristo leva as pessoas a igreja (esta é tarefa dele). 
Aguarde o tempo certo pra criar a estrutura de igreja. Isso vai acontecer na hora adequada se você priorizar relacionamentos primeiro. Falaremos mais sobre isso depois.


... continua em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário