Veja isso!!!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Quando é errado fazer o que achamos certo?

Tópicos de Plantação de Igrejas
(textos para todos aqueles que desejam ver igrejas multiplicadoras)

Queridos irmãos, não parece confuso? Desde quando é errado fazer o que achamos certo. Afinal de contas Deus nos deu um cérebro pensante e uma consciência pra serem usados. Diversos mandamentos ensinam isso.

Contudo refiro me à um período da história e parece que essa história se repete muitas vezes. É o último versículo do livro de Juizes:  “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Jz 21.25
Fácil de perceber que o escritor fala de confusão, não é? Sem líder as pessoas fazem o que acham certo, mas este certo não é suficiente. É necessário ouvir a voz de Deus. Já escrevi anteriormente que não são as coisas ruins que nos roubam do propósito de Deus, mas as boas, pois facilmente nos contentamos com elas e abandonamos as coisas excelentes de Deus.

Exatamente isso acontece no desempenho de nossa missão.
O que Jesus nos ensinou está muito claro. Mas como é fácil simplesmente fazer as coisas que achamos corretas, sem parar pra ouvir a voz de Deus. E talvez não paremos pra ouvir porque Deus vai nos pedir pra abandonar muitas coisas boas e corretas que amamos.   
Leia este texto de João 20.21: Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”
QUANDO FALAMOS EM FUNDAR NOVAS IGREJAS NÃO É DE “ABRIR” MAIS IGREJAS QUE ESTAMOS FALANDO, MAS SIM DE MULTIPLICAR.

O que quero abordar aqui é que usamos um modelo contrario ao que Jesus nos ensinou. Ele nos mandou ir e nós ficamos e ainda dizemos ao mundo “venham....”.
Jesus nos ensinou um modelo missional e nós temos insistido no modelo atracional, ou seja, lutamos para que a igreja seja atraente, eventos atraentes, atividades para atrair pessoas pra igreja, etc...
Investimos muito mais para atrair as pessoas para a igreja do que levar a igreja até as pessoas.
É só fazer um teste rápido pra constatar: 
- dos ministérios que existem em nossas igrejas, quantos são voltados especialmente pras pessoas de fora? Visivelmente gastamos mais tempo e energia conosco mesmos, e a justificativa é: “para receber bem as pessoas e fortalecer a igreja”.
Parece certo, e não tem pecado nisso, mas é um exemplo de como trocamos o excelente pelo bom, pois Jesus nos ensinou algo bem diferente.
“O reino de Deus é como uma rede...” mas preferimos o anzol, com iscas “criativas”. 
Faça na sua igreja uma pesquisa pra saber como as pessoas se converteram e também vais constatar que, na grande maioria, alguém foi em busca delas. Deus foi em busca de Adão, Caim, etc. Jesus buscou e busca os pecadores. Então? O que esperamos? 

Veja: a igreja missionária “envia” missionários (como se fossem especialistas) e isso é bom e certo. Mas Deus nos chamou para mais do que sermos igrejas enviadoras. Jesus nos chamou para sermos enviados. Toda igreja foi enviada por Cristo. Sejamos igrejas missionais.  Isso vai fazer toda diferença. Você faz a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário